3 passos para começar uma obra sem estresse

Veja algumas dicas importantes para não ter dor de cabeça com suas obras.

 

3 passos para começar uma obra sem estresse

Veja algumas dicas importantes para não ter dor de cabeça com suas obras.

Ter um local aconchegante e com a sua cara, que te acolha no dia a dia e torne seus momentos em família e amigos mais agradáveis, é o sonho de todos nós.

Construir do zero ou reformar é um caminho para atingir esse sonho.

Por isso é muito importante observar algumas dicas que vão garantir que este sonho não se torne um pesadelo no decorrer da execução.

1ª. DICA – ACERTANDO NO PROJETO E NA ESCOLHA DO PROFISSIONAL

O primeiro passo é encontrar um profissional que esteja alinhado com o seu perfil e que consiga traduzir isso no projeto, dentro do orçamento e no prazo necessário.

Para que isso aconteça, você também precisa estar muito seguro das suas reais necessidades e desejos em relação à obra. Isso garantirá que o profissional consiga propor ideias e soluções de acordo com o que você espera. O profissional contratado deve estar por dentro das novidades e especificar produtos duráveis de qualidade e com garantia, além de levar em consideração também a estética. Uma obra tem que ser atual e feita para durar por um bom período de tempo. Desta forma você poderá fazer escolhas mais acertadas e condizentes com o seu gosto e bolso, atingindo o padrão esperado para o seu imóvel.

Além disso, este profissional estará presente no decorrer de toda a obra, pensando no conjunto. Portanto, não tente “economizar” ou simplesmente “pular” esta etapa. Certeza e dor de cabeça para frente.

IMPORTANTE: um bom projeto certamente lhe trará maior otimização de seus recursos financeiros, do tempo e do resultado final. Um bom detalhamento de projeto também permite alterações antes do inicio da obra. Mudar no papel é sempre muito mais fácil que mudar algo que já começou a ser feito, evita retrabalhos e quebra-quebra.

2ª. DICA – CONTRATANDO MÃO DE OBRA CERTA  E FORNECEDORES DE CONFIANÇA

Uma vez que o projeto está aprovado, o segundo passo é buscar mão de obra e fornecedores.

MÃO DE OBRA – Procure contratar mão de obra que tenha experiências com referência de obras já executadas e também com alto grau de satisfação nas contratações anteriores. Para evitar surpresas desagradáveis, deixe bem claro na negociação tudo o que serviço contempla: o que deve ser executado e em qual prazo, quais são as responsabilidades do contratado e o que se espera dele.

Se você não tiver tempo de “correr atrás” de profissionais e da compra de produtos, há profissionais no mercado que fazem este tipo de serviço: são os administradores de obra. Muitas vezes pode parecer fácil administrar uma obra. Porém se você não dispõe de tempo e não tem nenhum tipo de afinidade ou vivência nesta área, o administrador de obra poderá ser uma boa solução para acompanhar todos os fluxos e etapas, que muitas vezes dependem uns dos outros para o bom andamento da obra, bem como detalhes técnicos. Uma obra sem atropelos e paradas desnecessárias, gera economia, segurança e cumprimento de prazos.

FORNECEDORES: Se for possível escolha um fornecedor de materiais que possa atender grande parte da demanda de seus itens, com certeza isso vai ajudar e muito. O vendedor estará familiarizado com a obra, os profissionais envolvidos e até com suas condições de pagamento. Procure optar também por fornecedores que estejam atualizados em relação às tendências e aos novos materiais disponíveis no mercado, isso dará vida longa às suas escolhas.

A Rede Breithaupt envia, constantemente, especialistas para acompanhar de perto os melhores eventos do setor no Brasil e no mundo, como a Expo Revestir em São Paulo e a Isaloni em Milão, Itália. Todo este conhecimento está a disposição de nossos clientes.

3º. NO FINAL TUDO VALE A PENA

Problemas acontecem e sempre têm solução. Saber administrar bem uma obra, também é encarar seu andamento com otimismo e bom ânimo nos diversos percalços que possam acontecer. Valorizar e elogiar os trabalhos bem executados e os profissionais envolvidos ajuda a elevar o “astral” da equipe e melhorar ainda mais o envolvimento positivo com a sua obra.

No final, quando você estiver desfrutando dos momentos felizes junto com sua família e amigos, no ambiente que você sempre sonhou, todas as fases estarão superadas e toda a espera terá valido a pena. Aí é só deixar-se contagiar pela alegria da conquista!