Limo: como se livrar dele?

O que é o limo, por que ele aparece e como se livrar dele? Descubra tudo sobre o assunto no artigo de hoje!

 

Engana-se quem apenas se atenta ao acúmulo de sujeira em suas corriqueiras faxinas. O limo e outros fungos são elementos a serem considerados, pois eles aparecem em áreas do lar nas quais a preocupação com a higiene é ainda mais relevante, como o banheiro e a cozinha.

A boa notícia é que eles podem desaparecer tão rapidamente quanto surgiram nos cantinhos dos cômodos. E, para que você fortaleça a sua casa e erradique o limo, o mofo e outros problemas maiores, neste post nós vamos explorar algumas alternativas para se prevenir e se livrar de vez do limo. Acompanhe!

O que é o limo

O limo nada mais é do que uma versão de mofo que se abriga preferencialmente em áreas úmidas do lar. Não à toa, percebemos o limo com mais frequência entre os rejuntes do banheiro e da cozinha, e também nas torneiras e no chuveiro, entre outros materiais.

Só que o problema não é apenas estético: o seu acúmulo pode trazer uma série de danos à saúde, como alergias e até mesmo problemas respiratórios. Por isso, removê-lo e prevenir-se contra o seu surgimento é uma das grandes preocupações de quem cuida do lar.

A seguir, destacamos algumas receitinhas básicas para ajudar na remoção do limo e, assim, manter a sua casa mais valorizada e segura para todos!

Amônia ou peróxido de hidrogênio

De grande eficiência para remover o limo fixado nas juntas das paredes e nos ladrilhos, ambos os produtos são fáceis de encontrar. A diferença está no fato de que a amônia é tóxica, enquanto o peróxido de hidrogênio, não.

Você pode encontrá-los em farmácias, com a devida atenção para que a amônia de sua preferência seja aquela com o volume de 3%, apenas.

O método de limpeza também é similar. Só que, no caso da amônia, certifique-se de fazer uma mistura com proporções iguais do produto e de água. Para usar, basta aplicar nas áreas afetadas pelo limo

Vinagre e sal

O vinagre tem bastante versatilidade no uso para a limpeza do lar, inclusive contra o limo. Se reparar, muitos produtos específicos para esse tipo de limpeza levam vinagre em sua composição.

A solução caseira, por sua vez, vai ser produzida com proporções iguais de vinagre e água e uma colher de chá de sal. Aplique-a em um borrifador e despeje nas regiões onde o limo surgiu e fez moradia com o auxílio de um pano. O resultado é imediato e eficaz.

 

Ácido clorídrico

Outro produto que é comercializado com o propósito de vencer o limo e outros tipos de fungos presentes no lar. Vale se atentar, entretanto, que o produto é tóxico, e convém usá-lo somente em áreas abertas, com boa ventilação, como a varanda ou o quintal. E também com os devidos cuidados com a sua proteção, como o uso de luva para manusear o ácido clorídrico.

Previna-se contra o limo

O limo e outros tipos de mofos e fungos são ocasionalmente estimulados em ambientes com excesso de umidade e pouca ventilação. Daí a predileção pelas cozinhas e banheiros. Por isso, uma boa maneira de evitar o surgimento deles é evitando que a água fique empoçada nesses ambientes e que os vitrôs e as janelas permaneçam abertos quando o cômodo estiver úmido.

E, como o assunto do dia é o cuidado com a higienização adequada do lar, confira também porque você deveria fazer a limpeza periódica do seu sofá!