Conheça os benefícios do Kefir para a saúde

Kefir, um alimento nascido da fermentação do leite, tem conquistado um lugar cativo no cardápio diário das pessoas. E sabe por quê? Além de ser uma opção nutritiva, o seu consumo é capaz de agregar uma série de outros benefícios ao nosso organismo.

E, caso você ainda não tenha experimentado esse alimento que lembra a coalhada e o iogurte, mas não é nem um e tampouco o outro, este post pode estimular você a conhecê-lo. Siga com esta leitura e conheça 6 benefícios que o kefir pode trazer para a sua saúde!

#1. Alta concentração de nutrientes

O kefir é o resultado da fermentação do leite, que recebe a adição de leveduras decorrentes do ácido láctico presente na própria bebida. O processo faz com que as leveduras reajam com o açúcar natural do leite e, assim, ocorre a multiplicação das mesmas. O resultado são o que chamam de “sementes” de kefir.

Só que não para por aí: todo esse processo natural de fermentação confere a ele uma rica fonte de nutrientes. Por exemplo, podemos encontrar no kefir:

  • Proteínas;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Vitamina B12;
  • Riboflavina (B2);
  • Magnésio;
  • Vitamina D.

A variedade é grande, portanto, o que explica a predileção pelo consumo de um alimento cuja origem do termo — derivado do turco keyif — é baseada na ideia de sentir-se bem após a alimentação.

#2. É um poderoso probiótico

Microrganismos ingeridos e com efeitos benéficos para o organismo são conhecidos como probióticos. O iogurte, por exemplo, é um dos mais famosos, mas o kefir tem adquirido mais popularidade por ser uma fonte ainda mais potente, com 30 microrganismos diferentes, aproximadamente, presentes em sua composição.

3. Excelente antibacteriano

Alguns dos probióticos presentes no kefir são considerados excelentes agentes que atuam no tratamento de infecções, além de inibir o crescimento de algumas bactérias, como a Salmonella.

#4. Reduz o risco em desenvolver osteoporose

Doença que trabalha com o desgaste do tecido ósseo — com prevalência em pessoas idosas —, a osteoporose pode ser prevenida por meio do consumo de cálcio. Algo que o kefir possui em grande quantidade, além da vitamina K2.

Outro aspecto que contribui para o benefícios dos ossos é a facilidade com a qual o kefir permite a absorção do cálcio pelas células ósseas, aumentando, assim, sua densidade.

#5. Auxílio contra problemas digestivos

Probióticos têm larga popularidade no equilíbrio de bactérias amigas presentes no intestino. Isso coloca o kefir como um santo auxílio para o tratamento de problemas digestivos de toda espécie, como a síndrome do intestino irritável.

#6. Traz melhorias em quadros de asma e alergias

Por fim, o consumo de kefir pode ser considerado também por pessoas que convivem com quadros alérgicos e de asma. Isso porque ele tem sido considerado promissor no trabalho de suprimir respostas inflamatórias associadas a esses quadros clínicos.

Kefir é um alimento fácil de fazer em casa

Este é tanto um benefício quanto um passo a passo: você pode fazer o seu kefir em casa e, assim, colher os benefícios aqui citados. Para tanto, basta adicionar 1 ou 2 colheres de sopa das sementes de kefir em um frasco.

Em seguida, acrescente 2 xícaras de leite — atente-se em deixar um pequeno espaço de 1 ou 2 cm no topo do frasco — e deixe fermentar naturalmente por até 36 horas em temperatura ambiente. Assim que a mistura adquirir uma textura granulosa você já pode passar o líquido em uma peneira e consumir seu kefir caseiro, sustentável, nutritivo e saboroso.

E, como estamos falando em uma alimentação saudável para a sua família, confira também nosso artigo que ensina a analisar melhor as embalagens dos alimentos!