A Natureza é tendência. Traga o verde para sua decoração

A Natureza é tendência. Traga o verde para sua decoração

Falar sobre tendências é falar sobre o resultado da observação do caminho feito pelo design no decorrer das décadas e perceber quais são as influências que afetam sua criação e produção. As novidades aparecem como se o mundo inteiro estivesse pensando de forma semelhante, como se existisse uma rede mágica de intercomunicação de ideias e soluções. O item sustentabilidade é presença indispensável no bom design, todo desenvolvimento exige baixo impacto na produção, matéria prima com ciclo virtuoso e inclusive a atemporalidade da forma. As novas formas de viver dão sentido às novas formas de sentar, de cozinhar, comer, de vestir e de agir, que se concretizam através de novos produtos e serviços, sejam eles decorativos ou utilitários. Percebe-se que a invasão da tecnologia na vida das pessoas, bem como as concentrações urbanas, alteraram a rotina e reduziram a convivência com a natureza. Dessa nova realidade surge uma das grandes tendências identificadas:

O verde

Como forma de compensação a esses fenômenos sociais e de comportamento (que não são naturais ao ser humano, tendo em vista que somos parte da natureza e é muito precoce e reduzido o tempo em que estamos vivendo em aglomerações eminentemente urbanas), visualiza-se a busca e até mesmo um “resgate” do verde ao convívio humano. Seja ele como cor, em diversas tonalidades, seja nas estampas que impregnaram os revestimentos, tecidos e objetos ou na forma de folhas e folhagens típicas das florestas tropicais, fazendo composição com os mais diversos tipos de ambientes.

O verde é uma cor que descansa o olhar, é neutro e combina com tudo, assim a cor aparece em paredes texturizadas, no paisagismo e nos pequenos detalhes da decoração, trazendo aconchego e sensação de acolhimento aos ambientes.

Escrito por Patricia K. Schuster e Silvana Pretto